Vídeo didático, com demonstração detalhada de extração manual de leite das mamas
29/06/2016
Chris Nicklas
Em muitas etapas da evolução do Aleitamento Materno é capaz que você sinta necessidade de aliviar suas mamas, ou mesmo esvaziá-las totalmente.
Existe o recurso de usar uma bombinha de extração de leite, mas saiba que você também pode contar simplesmente com suas mãos e com elas fazer uma poderosa ordenha manual.
A prática faz a diferença!
Algumas mães têm mais facilidade e outras menos, mas só mesmo a prática e um certo investimento de tempo, podem te transformar numa expert nessa técnica.
A ordenha manual pode ser um recurso bastante importante em situações excepcionais, como o afastamento entre a mãe e o bebê, logo após ao parto, ou sinais de empedramento do leite nas mamas e até mesmo de um quadro de mastite. Outra situação em que a ordenha pode ser útil é na volta ao trabalho para a mãe que pretende armazenar seu leite em casa, para que ele seja oferecido ao bebê durante a sua ausência.
Autoconhecimento
Há um ganho na prática da ordenha manual, que o uso da bombinha não oferece, e que acredito que precisa ser mencionado quando o assunto é amamentação, que é o autoconhecimento.
O manejo das mamas propicia à mãe a chance de conhecer como seu corpo se “comporta” no período da amamentação. Saber “interpretar” o que se passa antes, durante e depois das mamadas é um trunfo e tanto!
Antes de fazer a extração manual de leite assista este vídeo abaixo que encontrei na web. Fiquei encantada com os detalhes da explicação, que vem acompanhada de uma demonstração extremamente didática. Vocês poderão assistir ao passo a passo de como são os preparativos para uma ordenha manual, dicas sobre
A ordenha manual é muito indicada em várias situações, como por exemplo:
a retirada do leite que possa ter ficado parado nos dutos mamários; para a retirada de leite com o objetivo de armazenamento, especialmente quando o final da Licença Maternidade se aproxima;
evitar o risco de mastite e
em casos nos quais o bebê fica afastado da mãe nos primeiros dias de vida por algum motivo de saúde.