Entenda por que, nos primeiros dias, o colostro é mais do que suficiente!
26/03/2014
Chris Nicklas
É o tamanho do estômago do recém nascido que determina o quanto ele deve mamar, e com que intervalos!
Você já pensou em qual é o tamanho do estômago do seu bebê quando ele nasce? Por que enquanto ele mama você pensa o tempo todo se ele está saciado ou não, não é? Muitas mães aflitas, inseguras e desacreditadas do poder do colostro, que é o primeiro tipo de leite materno que sai de nossas mamas logo depois do parto, se precipitam e oferecem o leite em pó, pensando que o aparelho digestivo do recém nascido é muito maior do que realmente é, e assim inicia-se, ainda na Maternidade, o desmame!
Muito bem! Outro dia vi num post esta foto abaixo e fiquei chocada com o quanto é pequeno o estômago de um recém nascido! Ouço muitas mães falando que se frustram com a quantidade mínima de colostro que sai de suas mamas nos primeiro dias de vida do neném e também do quanto ficam ansiosas para que logo o leite jorre. Olhando para essa foto chego à conclusão de que se acontecesse diferente teríamos um problema. A natureza é tão incrível que existe uma relação direta entre a quantidade de colostro e o pequeno tamanho do estômago do bebê.
Por isso ao nascer mamamos de pouquinho em pouquinho e com intervalos curtos. E isso é perfeito, pois com muito estímulo nas mamas nosso cérebro logo entende que precisa produzir leite! Temos de uma vez por todas que passar a acreditar na ordem com que os eventos se dão nas primeiras semanas de vida de nossos filhos! A cultura de engorda de um bebê é nociva. Para que a pressa?! Não devemos pular etapas e sim esperar com paciência e sabedoria que a produção de leite aconteça no ritmo que o neném suporta e necessita.