Entenda porque o sono do recém nascido tem ciclos pequenos
06/02/2017
Chris Nicklas
O sono do recém nascido é o tema da vez.
Já falamos sobre o sono do bebê num geral mas agora focamos os nenéns que acabaram de chegar ao mundo.
Nossas consultoras Maiana Rappaport ( psicóloga/psicanalista e consultora do sono ) e Denise Gurgel ( fisioterapeuta especialista em shantala e consultora do sono ) deixam bem claro que no início da vida de um bebê o ciclo do sono e o ritmo das mamadas se misturam num assunto só, pois um neném recém nascido não tem a menor condição, nem neurológica nem física, de estabelecer uma ordem e um padrão de sono e mamadas, por isso brincamos que eles ( bebês ) são os verdadeiros anarquistas!
Nascemos com o cérebro muito imaturo neurologicamente e ainda por cima com uma capacidade muito pequena para mamar. Tudo isso poderia ser interpretado como um problema, mas para a evolução da amamentação é muito, repito, muito importante que o bebê recém nascido mame de pouquinho em pouquinho, e o tempo todo.
Eu sei, é puxado para mãe! Mas é temporário. Logo as semanas passam e o padrão muda, o bebê ganha peso e um novo padrão se estabelece. Por tudo isso é que damos destaque ao fato de que a mãe precisa de muita ajuda nos primeiros meses de vida do bebê.
Sem ajuda nós sucumbimos ao cansaço, e com razão!
Vejam o que diz Denise Gurgel e Maiana Rappaport:
Maiana Rappaport: é psicóloga/psicanalista, especialista em atendimento clínico às gestantes, pós parto, casais e adultos. Coordena grupos de pós parto, oficina de reciclagem de avós e é consultora do sono de bebês e crianças.
Denise Gurgel: é fisioterapeuta materno infantil, especialista em shantala e consultora do sono de bebês e crianças.