Oferecer a mamadeira para o bebê deitado provoca otite, mas e dar o peito nessa posição?
26/08/2013
Dra. Ana Heloisa Gama
A otite é uma das doenças mais comuns em bebês e crianças, ouvimos muitas orientações de amigos, parentes e médicos com o objetivo de evitarmos este mal. A mais polêmica de todas, e que atravessa gerações, é a de que amamentar deitada provoca dores de ouvido no bebê.
Já ouvi falar que muitos médicos orientam a mãe a não dar o peito deitada para depois não manter este mesmo hábito na fase do uso da mamadeira, dando mais chances então para a ocorrência de infecções nos ouvidos.
A posição deitada oferece muito alívio para a mãe que já vem amamentando há algum tempo e sente dores nas costas, ou mesmo para as que têm bebês que mamam com frequência à noite. A mulher que passou por uma cesariana também pode se beneficiar desta posição, se ela estiver sentindo desconforto ou dores no corte da cirurgia.
Veja o que a Dra Ana Heloisa diz à respeito desta questão:
O Dr Evandro Amorim da uma ótima explicação sobre estes assunto, vejam:
Amamentar deitada é fator de risco para otite no bebê?
Fisiologicamente existe uma comunicação da rinofaringe com a orelha média, chamada de tuba auditiva. Essa comunicação serve para equilibrar a pressão interna da orelha (aquela pressão que sentimos no ouvido quando decolamos ou subimos serra, sabe?).
A sucção do bebê que mama no seio é perfeita: equilibra o gradiente de pressão na orelha de forma que impede refluir conteúdo alimentar (no caso leite materno) para a orelha média. Além disso, o leite materno possui propriedades protetoras e bactericidas que impedem infecções. Portanto, amamentar no seio deitada NÃO é fator de risco para otite (infecção de ouvido) no bebê!
No caso da MAMADEIRA, por mais “perfeita” (e cara) que seja, nunca será próxima do sugar no seio. O modo de sucção na mamadeira não equilibra o gradiente de pressão da mesma forma, favorecendo refluir conteúdo alimentar para a orelha média. Portanto, amamentar na mamadeira com o bebê deitado é SIM fator de risco para otite.
E se precisar complementar leite materno ordenhado? Utilize copinho de vidro. Caso opte pela mamadeira, devido à mínima chance de contaminação do leite materno durante a manipulação, convém complementar com o bebê na posição mais elevada.