De uma hora para outra o bebê que dormia bem passa a acordar muito durante a madrugada. O que pode ser?
23/02/2016
Dra. Ana Heloisa Gama
Meus filhos sempre dormiram muito mal!
Será? Pera aí… Deixe-me pensar um pouco.
Não, na verdade, quando eu os amamentava, me recordo que quando dava umas 20:30 eles desligavam da tomada, por completo, e só voltavam a acordar depois da meia noite. Eu é que, completamente equivocada, não me deitava assim que eles dormiam, não admitindo que nós três deveríamos ter a mesma agenda.
Mas é verdade que numa outra fase, quando já estavam desmamados criaram um padrão maluco de acordar de meia em meia hora. Imagina, eram gêmeos, e adoravam se revezar ( aliás ainda adoram, rsrsrsrs! ).
Eu passei muitos anos me perguntando o que fazia os meus filhos dormirem tão mal. E até hoje não sei a resposta. Sinto te decepcionar. Mas de uma coisa tenho certeza, era algo de cunho emocional e estava muito ligado à minha ansiedade e imaturidade de mãe de primeira viagem.
As mamadas noturnas fazem parte da rotina de qualquer dupla mãe/bebê. Raramente um bebê não acorda pelo menos uma vez de madrugada para mamar. Como diz a Dr Ana Heloisa: – Nós fomos feitos para amamentar à noite.
Só que a mãe natureza não sabia que nós mulheres nos tornaríamos empresárias, executivas, autônomas, ou simplesmente não mais seríamos preparadas para este tão simples desafio da maternidade: as mamadas noturnas.
( E antes que você me pergunte: não, não é simples e fácil fazer um desmame noturno. Para falar a verdade é bem sofrido, passei por isso… )
Mas voltando… Nós simplesmente nos apavoramos, negamos, duvidamos de tudo e todos ( em primeiro lugar, é claro, do nosso leite e se ele é capaz de sustentar bla, bla, bla…), até que nos rendemos ao leite adaptado. E aí nocauteamos o bebê. Mas o custo disso é alto, e deve ser levado em consideração antes de qualquer decisão.
O padrão de sono de um bebê pode variar muito. E outra coisa que muda também, e de repente, é a percepção que ele tem do mundo. De um dia para o outro aquele bebê que não dava conta de nada ao seu redor começa a observar atentamente cada novo acontecimento ou personagem que surge em sua vida. E aí sua pequena mente vai a mil. É claro que isso pode afetar a qualidade do seu sono.
Por isso mães que tiram a sorte grande de ter um bebê que faz intervalos noturnos maiores, do nada, se veem às voltas com um novo comportamento bem mais inquieto e que demanda muito mais energia materna. Amamentar à noite não é fácil para a imensa maioria das mães. E eu arrisco dizer que está entre os principais motivos de desmame precoce.
Levei esta questão para a Dra Ana Heloisa, vamos ver o que ela tem a dizer?
Até a próxima!
Bj
Chris Nicklas
Acompanhe o trabalho da Dra Ana Heloisa Gama aqui: SOS Mamãe e Cia