O Ministério da Saúde criou estes cartazes com o intuito de informar as mães que amamentam e de derrubar mitos que assombram as famílias.
Um deles é o de que alimentos são capazes de aumentar a produção de leite. Todos os estudos comprovam que a única coisa que, com certeza, aumenta a produção de leite é a pega correta do bebê na mama da mãe. É ela que faz com que todas as terminações nervosas da aréola sejam estimuladas através do atrito da boca do bebê, mandando mensagens para o cérebro materno, que avisam que é preciso produzir e mandar descer leite para as mamas. Se a pega não está correta, a boca do bebê não estimula todas as terminações necessárias, e a produção será insuficiente fazendo com que o bebê tenha um comportamento inquieto e não ganhe o peso esperado para o seu desenvolvimento.
Se você está passando por dificuldades ao amamentar passe em um Banco de Leite ou procure uma consultor para atendê-la em domicílio. Profissionais treinados têm condições de mostrar como é a pega correta e ensinar a mãe a corrigir a mamada do bebê até que ele mesmo aprenda e saiba mamar corretamente.