Somos as únicas responsáveis pelo sucesso da amamentação?!
E o que fazemos quando todos à nossa volta nos falam para desmamar?
18/07/2016
Chris Nicklas
Amamentar não é fácil.
Não estou dizendo nenhuma novidade! Pelo contrário, sabemos que na maioria dos casos o desmame precoce é consequência dessa dificuldade que não reside somente na mãe, mas também na comunidade que a rodeia.
Canso de conversar com mulheres que carregam uma culpa enorme por não terem conseguido amamentar por muito tempo.
Nessa minha entrevista abaixo, para o Canal Viva Melhor do Youtube, fui perguntada sobre como deveria se sentir a mãe que não amamenta.
Como venho dizendo há anos, não acredito que uma mulher contemporânea, que vive num grande centro urbano, deva assumir sozinha essa responsabilidade.
Vejo debates sobre o aumento da Licença Maternidade que simplesmente ignoram o fato de que as mulheres da atualidade trabalham fora e lutam há décadas pela igualdade no mercado de trabalho. Infelizmente não podemos nos apoiar na ingênua ideia de que a sociedade, e em especial as empresas, vão de uma hora para outra olhar para as mães com seus bebês no colo de forma generosa e acolhedora.
Termos privilégios em relação aos homens garante que nossos salários sejam menores e que seremos eternamente uma escolha desvantajosa para a empresa na hora da ocupação de uma vaga, afinal em algum momento faremos uma pausa para termos pelo menos um filho.
Vivemos numa sociedade que ainda vê a força de trabalho como um potencial essencialmente masculino.
Está mais do que na hora de colocarmos os homens para dentro deste debate. Um real aumento da Licença Paternidade, e mais que isso, o estudo de uma Licença Parental que se encaixe com a realidade cultural do Brasil é mais que urgente.
Temos que lutar pela amamentação sem que tenhamos que abrir mão de tudo que conquistamos.