Entendendo melhor as possibilidades de engravidar durante o período do Aleitamento Materno.
06/03/2014
Dra. Ana Heloisa Gama
Uma gravidez não programada pode acontecer durante o período do Aleitamento Materno?
Será possível engravidar enquanto ainda amamentamos o bebê? Normalmente ouvimos falar que não, mas existe uma série de detalhes que é importante sabermos. Afinal, não é tão simples assim.É muito complicado contar com a amamentação como método contraceptivo. O que sabemos é que o ritmo do aleitamento tem que estar muito intenso para que não haja nenhuma chance para que a mulher engravide. E o que seria um ritmo intenso? Muitas mamadas durante o dia e noite, poucos intervalos e não muito grandes. Depois que se inicia o desmame então, a chance de engravidar é grande e ainda agravada pelo fato de estarmos com o ciclo indefinido, então não sabemos quando a ovulação virá, só depois que a menstruação descer.
Oferecer todos os dias uma mamadeira para o bebê, mesmo que seja com o seu leite, também estabelece um intervalo maior do que o normal num AM exclusivo. O que é preciso entender é que o cérebro acompanha de perto o tamanho da demanda de leite do bebê. Sempre que por muitas horas a mama ficar sem o estímulo da boca do neném ele entenderá que houve uma diminuição da demanda e isso pode acarretar na mudança dos hormônios do corpo da mulher.
É aconselhável que a mulher que não quer, ou não pode, engravidar durante o AM se previna e procure por algum tipo de contraceptivo que não interfira na evolução da amamentação. Há alguns anticoncepcionais que são indicados para esta fase da vida da mulher. Converse com o seu médico e se previna, mas não tome qualquer tipo, pois há hormônios que podem atrapalhar o AM.