Amamentar um bebê já é um grande desafio! Imagine amamentar gêmeos?!
Gêmeos são um capítulo a parte, rsrsrs! Tive meus filhos há onze anos e não tinha a menor ideia de que amamentar seria tão desafiador, em muitos sentidos. Se normalmente vivo repetindo para vocês que é necessário muita ajuda para amamentar um bebê, imagine com gêmeos! Neste caso a máxima de que a mãe deve sempre descansar quando os bebês estão dormindo, mesmo que seja de dia, reina! Mas como fazer para eles dormirem exatamente na mesma hora, fazendo o intervalo juntos? Aí é que está a grande dica: é preciso colocar os dois no peito ao mesmo tempo, um de cada lado, para que eles acabem de mamar mais ou menos na mesma hora e durmam no mesmo momento. Assim a mãe tem um descanso. À noite essa tática é mais válida ainda, pois me lembro de no início, quando eu ainda tinha dificuldades para colocá-los juntos ( e acabava amamentando um de cada vez ) meu tempo de sono entre um e outro era de no máximo 15 minutos. E durante o dia eu não conseguia parar e quase não descansava também, enfim, fiz tudo errado, até que pifei.
A partir dai entrei num treinamento intensivo para conseguir amamentá-los ao mesmo tempo e para isso mais uma vez digo que é preciso ter ajuda por perto, pois bebês regurgitam, engasgam… Coisinhas acontecem enquanto amamentamos, e um braço amigo sempre cai bem.
É claro que em uma ou outra mamada é legal pegar só um pra curtir mais o olho no olho e o carinho. Mas me acredite no afã de tentar amamentar integral por seis meses tudo vale! É necessário que se crie uma logística, senão fica impossível!