Site do Dr Drauzio Varella traz entrevista com especialista em depressão pós parto.
17/06/2015
Chris Nicklas
Como está sendo o seu pós parto?
Pergunto isso porque muitas mulheres são acometidas por um sentimento de melancolia, e até mesmo tristeza, alguns dias após o nascimento do bebê. Constrangidas e envergonhadas por não sentirem a tão falada felicidade plena com a chegada do rebento, disfarçam, e solitárias vivenciam esta fase que na maioria das vezes se dilui sozinha.
Mas em alguns casos o quadro é grave e não se trata somente de algo passageiro ligado às mudanças hormonais drásticas pelas quais passamos no pós parto.
A depressão pós parto acontece em 10% a 15% dos casos. E não raro não é diagnosticada rapidamente. Ou seja a mulher e seus familiares acreditam que aquele quadro de tristeza e instabilidade vai passar e ao contrário ele só se agrava.
Separei para vocês este link abaixo que está no site do Dr Drauzio Varella. Nele ele entrevista o Dr Frederico Navas Demétrio que é médico psiquiatra, supervisor do Ambulatório de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e autor do livro: “Entendendo a Síndrome do Pânico” (Ediouro).
Nessa entrevista fica bem claro quando devemos nos preocupar com um quadro de abatimento emocional no qual uma mãe pode mergulhar na fase do pós parto. O artigo também fala sobre a relação entre o Aleitamento Materno e o tratamento com antidepressivos.