Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de amamentação /Dra. Ana Heloisa Gama

Dica: como preparar o bico do seio para o bebê mamar!

Atenção! O peito cheio demais pode dificultar a pega do bebê.

  • 29/04/2016
  • Dra. Ana Heloisa Gama

O bebê começa a se mexer no berço! Está chegando a hora da mamada… Você já sente o seu peito cheio, fazendo pressão! Sabe que em alguns minutos seu bebê vai acordar e dar sinais de que está com fome. É impressionante, mas é como um reloginho, quando tudo corre bem, a sintonia entre o tempo do seu peito e o apetite do bebê é impressionante.

Essa sensação de mama explodindo pode te dar a impressão de que quanto mais leite na boca da botija melhor para o começo da mamada, mas… Será?

Você coloca ele no peito e é a maior dificuldade. O bebê reclama, briga com peito, parece que discute com ele. Quando finalmente começa a mamar a pega está estranha, vocês não conseguem se encaixar direito e logo a mamada é interrompida por novos protestos do bebê. A insegurança bate. O que pode estar dando errado? Será que é o meu leite? Será que ele está me rejeitando? Prefere a mamadeira? Todas as neuras aparecem de uma vez!

Sabe o que pode ser? A mama devia estar muito cheia quando ele primeiro a abocanhou e isso fez com que ele tivesse mais dificuldade para fazer a pega correta, que é quando a maior parte da aréola fica para dentro da boca do bebê.

Essa situação é frequente e parece um detalhe, mas pode fazer uma mamada desandar, causando  o maior estresse tanto na criança como na mãe. Preparar o bico do seio para a amamentação é uma ótima dica. Quer saber como?

Conhecer o próprio corpo, saber observá-lo antes, durante e após a mamada é uma conquista muito bacana que vai se dando conforme as semanas vão passando. Vocês vão perceber que aprendemos a perceber os sinais que o nosso corpo nos dá.

Conversei com a Dra Ana Heloisa para que ela desse dicas de como amaciar a mama antes da mamada, facilitando o trabalho do bebê. E ela aproveitou também para ensinar que massagear a mama depois do final da mamada pode ser uma eficiente forma de você checar se o bebê esvaziou tudo ou se tem algum leite parado que pode vir a empedrar.

Vejam as orientações que ela deu, acho que elas podem ser bastante úteis.

Beijo

Chris Nicklas