Quanto tempo o leite materno pode ficar armazenado na geladeira e no congelador? Os padrões brasileiros diferem dos de outros países?
02/12/2014
Dra. Ana Heloisa Gama
Os padrões de armazenamento de Leite Materno domiciliar no Brasil se diferem dos de outros países. Por isso é muito importante que sigamos as orientações que os órgãos responsáveis disponibilizam, e mais ainda, é preciso entender o porque dessa diferença.
Mais comumente no final da Licença Maternidade a mãe que deseja seguir amamentando, e também a que pretende manter o Aleitamento Exclusivo até os seis meses de idade do bebê, tem a opção de armazenar seu leite em sua geladeira, ou congelador, ou freezer, para que ele seja oferecido durante sua ausência. Para que isso seja feito com segurança, e sem risco de contaminação do Leite Materno, é necessário que se tome uma série de cuidados e que sejam seguidos os procedimentos de higienização e tempo de armazenamento domiciliar.
Como temos acesso a livros, sites e blogs estrangeiros corremos o risco de achar que em todos os países o armazenamento é feito da mesma forma, quando na verdade, não só existem diferenças nos procedimentos, como elas são grandes.
Para entendermos melhor essa questão levei esta pergunta para a Dra Ana Heloisa:
-Quanto tempo o leite materno pode ficar armazenado na geladeira, no congelador e no freezer? Os padrões brasileiros diferem dos de outros países? Por que?