O ideal é o Aleitamento Materno Exclusivo até os seis meses de idade do bebê, quando então se iniciaria a introdução de alimentos na dieta do bebê. Mas o que vemos na realidade é que em muitos casos isso não é possível por uma infinidade de motivos.
Quando a questão é o baixo ganho de peso do bebê, cada vez com mais frequência, as mães recorrem à sondinha de relactação por saberem que se derem a complementação na mamadeira correm o risco de comprometer ainda mais a pega do bebê que, provavelmente, já não vinha boa. Com o uso da sondinha é possível trabalhar e aprimorar a pega da criança na mama, enquanto ela recebe complementação e recupera o seu ritmo de ganho de peso. O objetivo principal deste processo é com o tempo retornar ao Aleitamento Materno Exclusivo.
Resgatar a sua auto confiança é o primeiro e mais importante passo para que essa mãe retorne ao Aleitamento Materno Exclusivo, não tem jeito! Este é o maior desafio para um profissional que atende uma mulher que já está em complementação. E para isso é preciso muito acolhimento, apoio, além de técnica e conhecimento profissional.