Veja o que diz a fono Aline Sudo sobre como amamentar um bebê que nasce com uma fissura palatina/labial.
03/07/2015
Chris Nicklas
A Fissura labial/palatina ( popularmente conhecida como lábio leporino ) impossibilita que um bebê seja amamentado ao seio materno?
Esta é uma das primeiras perguntas que uma mãe faz ao receber este tipo de diagnóstico. E com razão, afinal amamentar em si já é um desafio para muitas duplas mãe/bebê mesmo quando não existe esta questão.
Pois bem, fui investigar o assunto e aqui compartilho as informações que consegui conversando com uma fonoaudióloga que trabalha também como consultora em Aleitamento Materno.
A fonoaudióloga Aline Sudo esclarece para o Amamentar é… vários aspectos dessa situação que é bastante específica.
Primeiro ela descreve quais são os tipos de fissura que existem: a labial, a palato labial e a fissura de palato. Cada caso demanda um tipo de providência.
De qualquer forma um acompanhamento profissional muito próximo é sempre necessário e de preferência multidisciplinar, ou seja, que se faça através da parceria entre profissionais de várias áreas, como a pediatria, a fonoaudiologia e a odontopediatria. Um apoio psicológico para a mãe é sempre bem vindo também!
Fonoaudióloga (CRFa 9166)
Consultora de amamentação
Voluntária das ONGs Amigas do Peito e Rede IBFAN*
(* a Rede IBFAN não aceita patrocínio de empresas que produzam e/ou comercializem produtos para lactentes, nutrizes, alimentos infantis, bicos, chupetas, mamadeiras e quaisquer outros produtos que caracterizem conflitos de interesse com a amamentação)