A Dra Ana Heloisa explica o que acontece nas mamas nos primeiros dias depois do nascimento do bebê.
19/06/2015
Dra. Ana Heloisa Gama
A apojadura é um fenômeno natural que se dá na mama materna na fase de transição do colostro para o Leite Materno.
Muitas coisas acontecem no nosso corpo assim que o bebê sai do ventre. Ficamos confusas sem conseguir decodificar tudo o que se passa.
Um dos sintomas que sentimos é um inchaço nas mamas que ficam entumecidas logo nos primeiros dias do pós parto, exatamente quando a ansiedade para que o leite desça está em seu ápice.
Este quadro pode provocar dúvidas e inseguranças. Por isso vamos falar sobre ela: a apojadura!
A Dra Ana Heloisa neste post faz uma descrição do que sente a mãe nesta fase do pós parto e do que se trata a apojadura.
É muito comum que ela seja confundida com outros eventos que podem acontecer na mama da mãe recém parida, como por exemplo a mastite, que é quando a pega do bebê está errada ao ponto dele não conseguir sugar todo o leite que desceu para as mamas e este então empedra.
A apojadura acontece por volta do terceiro dia após o nascimento do bebê, dependendo é claro da quantidade de estímulo que a mama recebeu. A mãe que amamenta em Livre Demanda, ou seja sempre que o bebê pedir e por quanto tempo ele quiser, sem medir o tempo no relógio nem de intervalos nem de duração de mamada, tende a ter a descida do leite mais rápida e com isso a apojadura acontece logo. Ela é uma transição rápida que gera um pouco de desconforto na mãe, mas é passageira. E para que fique claro a mastite não, ela evolui para um quadro infeccioso com febre alta e muita dor.