Odontopediatra fala sobre os benefícios que a amamentação traz para o desenvolvimento da boca do bebê.
06/06/2014
Chris Nicklas
A arcada dentária do bebê precisa, para acabar de se desenvolver, do estímulo da mama da mãe, que acontece durante o período da amamentação. Sem ele algumas das principais funções dos músculos da face podem ficar comprometidas. Convidei a odontopediatra Dra Ana Carolina para participar do Amamentar é… com o intuito de esclarecer quais são os principais benefícios que o Aleitamento Materno oferece para o desenvolvimento da arcada dentária do bebê e como ele também pode propiciar uma melhor articulação na respiração, mastigação, deglutição e fala da criança no futuro.
Sem mamar no peito o bebê corre mais risco de sofrer de problemas respiratórios, precisar usar aparelhos dentários, ter dificuldades para pronunciar alguns fonemas e sofrer de problemas de dicção.
Muito diferente do movimento que a mamadeira provoca na boca do bebê o seio materno e a amamentação foram criados de forma a fortalecer e preparar toda a musculatura facial para ser capaz de executar os movimentos que nos serão úteis pelo resto da vida. É possível evitar o uso da mamadeira. A partir do quarto, ou quinto mês de vida o bebê já pode começar a aprender a tomar o leite materno no copinho.
Veja a explicação da odontopediatra Dra Ana Carolina e entenda o quanto é importante investir no Aleitamento Materno!
Para que nós possamos entender o que se passa durante as mamadas é preciso visualizar o movimento de ordenha que a Dra Ana Carolina simula com as mãos.
Dra. Ana Carolina Marques
Odontopediatra e Ortodontista