Popularmente conhecida como sapinho! Qual o tratamento?
06/06/2014
Dra. Ana Heloisa Gama
A Cândida ( ou Candidíase) ataca assim: seu bebê de repente começa a chorar para mamar, seu mamilo arde e está avermelhado, quando não está ferido e inflamado!
Se pararmos para pensar que durante a amamentação estamos na maior parte do tempo com a pele dos mamilos úmida e em contato com o leite materno que é pura cultura, logo compreendemos o por que de ali se instalar um fungo, que no caso é a Cândida. Fungos adoram lugares quentinhos e úmidos. Quando usamos exageradamente a concha protetora então! Nem se fala! Fica mais gostoso ainda para eles se instalarem.
Por isso muito cuidado! Tentem ao máximo manter os mamilos secos. Não é uma questão de ficar limpando, ok? O excesso de higiene também não é bom, retira toda a camada de oleosidade natural da pele que é o que mais nos protege.
E a qualquer sinal destes sintomas buscar uma avaliação médica é crucial. Talvez seja possível ver na boca do bebê os pontinhos brancos, que podem ser confundidos com aquela camada esbranquiçada que fica na língua depois das mamadas por causa do leite. Por isso às vezes achamos que não tem nada, mas a micose já está lá!
Já vi muitas mães confundirem as feridas de sapinho com as do início da Amamentação que surgem por causa da pega errada. Eu mesma passei por isso no terceiro mês de vida dos meus filhos, um susto e tanto! Mas depois do tratamento tudo voltou ao normal. A Cândida é como uma micose. Não tente tratar sem uma consulta médica. A auto medicação pode provocar a reincidência da doença o que pode tornar ainda mais difícil a cura!
Levei para a Dra Ana Heloisa a pergunta de uma mãe que passou pela página do Amamentar é… Ela queria saber se sapinho dói na boca do bebê e se por um acaso pode acontecer de o tratamento não surtir efeito e o fungo resistir.