A imunidade que o leite materno oferece ao bebê previne contra doenças, principalmente o recém nascido que sai da barriga da mãe sem nenhuma defesa. Recebendo, através do leite materno, os anticorpos da mãe ele fica protegido contra todas as doenças com as quais a mãe já entrou em contato.
Além disso, ao ter adiado o contato com outros alimentos, que não o leite materno, o bebê tem menos chances de desenvolver alergias de vários tipos, desde alimentares até respiratórias.
Mas nos dias de hoje podemos também dizer que a amamentação reforça um vínculo que tem sido subestimado principalmente na vida louca dos grandes centros urbanos. A proximidade da mãe nos primeiros anos de vida do bebê tem uma importância enorme para ele.
Hoje a Dra Ana Heloisa nos esclarece quais são os principais motivos para amamentarmos nossos bebês. Desde os que envolvem a saúde física do recém nascido até a importância do aleitamento para o desenvolvimento emocional dele e de seu vínculo com a mãe.
Médica Pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia