Você se preparou tanto para este momento: tomou sol de topless, passou a bucha, não usou sutiã, não passou o hidratante para a pele ficar seca e engrossar, ou passou o hidratante para que ela ficasse mais hidratada e forte, enfim… Mil receitas caseiras, folclores, que não adiantaram nada! Por que agora o seu bebê nasceu, ele mama fazendo a pega errada, puxando somente a pontinha do seu mamilo e o pior de tudo: você sofre e ele ainda sai do peito sem ter se saciado e quer mamar o tempo todo. Um verdadeiro pesadelo!
Por causa dessa dor você já está quase desistindo de amamentar. Oferecer uma mamadeira para o seu bebê te dói na alma, mas pelo menos você acha que dará um descanso para que seus machucados curem. Te disseram também para usar um bico de silicone, não é? Mas você acha estranho dar o peito com aquele negócio emborrachado entre a sua pele e a boca do seu filho, e já ouviu falar que ele pode atrapalhar a mamada ao invés de ajudar.
Te orientaram a usar pomadas para que as fissuras cicatrizassem, mas você as vem usando e, apesar de aplacarem a dor por um tempo, amamentar continua sendo muito dolorido e os machucados não fecham.
Pois bem, entenda aqui como essas pomadas funcionam, qual é o real papel delas e por que apesar de serem cicatrizantes não conseguem sarar os machucados nas suas aréolas.
A Dra Ana Heloisa tira aqui algumas de suas dúvidas:
Médica Pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia