É muito comum, quando surge a dificuldade de amamentar e consequentemente o pouco ganho de peso do bebê, que os pediatras sugiram a introdução do complemento para que o bebê engorde mais rápido, como se isso fosse sinal de saúde.
Por falta de conhecimento e técnica o médico não sabe ensinar a mãe a corrigir a mamada e fazer a pega correta, e pior, ele também não indica nenhum profissional que o faça. O certo seria ele aconselhar a mãe a ir a um Banco de Leite ou entrar em contato com uma consultora em Amamentação de sua indicação.
Muitas mães que vivenciam esta situação, depois de começarem a dar o leite adaptado percebem o gradativo desinteresse do bebê pela mama e se arrependem de terem começado a complementar as mamadas. Acham que a culpa é só da mamadeira, pela confusão de bicos e tal, mas o principal problema é a falta de Leite Materno na quantidade suficiente para saciar a fome do bebê, devido a falta de estímulo. Enquanto isso o bebê não faz outra a coisa a não ser crescer aumentando junto o tamanho de sua fome.
Vocês me enviaram esta pergunta: – Depois que meu neném já está tomando leite em pó na mamadeira e começa a perder o interesse pelo peito o que eu posso fazer para reverter este quadro?
Abaixo a resposta da Dra Ana Heloisa Gama:
Médica Pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia