O choro do bebê durante a mamada nos leva imediatamente a pensar que não temos mais leite ou que a nossa produção não está dando conta do recado, não é mesmo? Ficamos em pânico e logo pensamos em dar a mamadeira com Leite Adaptado. A família em volta geralmente também não ajuda pressionando para cessar o choro que tanto nos angustia!
Mas e se for outra coisa? E se estivermos nos precipitando?
Para isso é preciso que usemos de um “método” de investigação, Rsrsrsrs!
É como se seguíssemos uma cartilha, eliminando possibilidades, até acertarmos o motivo do choro do bebê. Eu sei, não é fácil, especialmente no começo, quando ainda não conhecemos bem o nosso pequeno filhote. Mas me acreditem a experiência conta muito e se tivermos apoio do entorno teremos calma para construir essa relação sem atropelarmos uns aos outros.
Tantos são os motivos que podem levar um bebê a chorar durante uma mamada, mas estamos o tempo todo tão obcecadas com a ideia de que não conseguiremos sustentar o desenvolvimento dos nossos filhos que sucumbimos ao complemento, precipitando assim o início do desmame e abrindo precedentes para muitos males causados pelo consumo do leite de vaca antes do aparelho digestivo da criança ter amadurecido.
A Dra Ana Heloisa esclareceu para o Amamentar é… que muitos outros motivos podem levar o bebê a mamar chorando. Vamos descobrir quais são? Ela cita os principais no vídeo abaixo: